Vitiligo

vitiligo-thais-pepe

Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela ausência ou diminuição dos melanócitos na pele. Essas células são responsáveis pela produção da melanina (pigmento que dá a cor da pele). Não se sabe exatamente a causa do vitiligo, acreditando-se na presença de fatores auto imunes. A tensão ou estresse emocional pode ser um fator contribuinte ou desencadeante. Em até 30% dos casos, o histórico familiar também é referido.

Os portadores de vitiligo apresentam manchas brancas pelo corpo, manchas essas que podem se distribuir de forma unilateral/segmentar ou bilateral/ não segmentar. Não apresentam sintomas, podendo, eventualmente, apresentarem sensibilidade ou dor na área afetada. Trata-se de uma doença não contagiosa. Entretanto, é uma afecção que acarreta impacto importante na qualidade de vida devido às alterações da imagem.

O diagnóstico é clínico, podendo ser corroborado por outros exames como o anatomopatológico e a avaliação através de lâmpada de Wood. Para um diagnóstico adequado, portanto, é necessária a avaliação de um dermatologista.

Existem algumas opções terapêuticas: o tratamento clínico com substâncias repigmentantes tanto de uso tópico quanto oral; alternativas cirúrgicas, e emprego da fototerapia e lasers. A resposta é variável e individualizada. Portanto, somente um profissional qualificado pode indicar a melhor opção terapêutica para cada paciente.

Não existe uma prevenção em relação ao vitiligo; recomenda-se evitar o uso de roupas e sapatos apertados, a exposição solar em excesso, além do controle do estresse. Nos casos em que há impacto na qualidade de vida e na autoestima, é importante o acompanhamento psicológico.

Dra. Thais Pepe fala sobre vitiligo em Programa. Assista.

Fonte: Thais Pepe – Diretora Técnica – Filiada ao CREMESP 110005 – RQE 60135

Títulos:

• Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

• Membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica.

• Membro da American Academy of Dermatology.

• Preceptora do Departamento de Cosmiatria da Unisa (2009/2012)

Capítulos de livros publicados:

• Tema “Molusco Contagioso” (Manuais Práticos em Dermatologia).

• “Lactação e medicamentos de uso dermatológico” (O Aleitamento Materno).

• “Cosméticos e gestação” (Obstetrícia Normal de Raul Briquet).

Publicações em revistas científicas:

• Preenchimento de olheira (Revista de Cirurgia Dermatológica 2013)

• Palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.